top of page
Sabbat de Ostara - Equinócio de Primavera
Sabbat de Ostara - Equinócio de Primavera

qui., 22 de set.

|

Espaço AVIVA

Sabbat de Ostara - Equinócio de Primavera

Os Sabbats são celebrações pagãs que remetem as primeiras formas do ser humano cultuar uma relação com o divino e o sagrado. Um tempo de adoração a Deusa, onde homens e mulheres serviam ao Planeta Terra com devoção e profundo respeito aos aspectos femininos presentes na natureza.

O registro está fechado
Ver outros eventos

Quando e Onde?

22 de set. de 2022, 06:00 – 8:30

Espaço AVIVA, Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 1872 - Barra da Lagoa, Florianópolis - SC, 88061-701, Brasil

Sobre o evento

O QUE SÃO OS SABBATS?

Os Sabbats são celebrações pagãs que remetem as primeiras formas do ser humano cultuar uma relação com o divino e o sagrado. Um tempo de adoração a Deusa, onde homens e mulheres serviam ao Planeta Terra com devoção e profundo respeito aos aspectos femininos presentes na natureza.

A ciclicidade do Sol e da Lua marcam os rituais sagrados celebrados na Roda do Ano, incluindo oito Sabbats e treze Esbats. Os Sabbats marcam as comemorações relacionadas ao Sol e os Esbats da Lua.

POR QUE CELEBRAR?

“Assim fora como dentro, tanto em cima quanto em baixo”.

Esse é um princípio encontrado em múltiplas vertentes do conhecimento seja a Wicca, o Hermetismo, o Tantra, dentre outros, e retrata a importância de perceber a ciclicidade na natureza como um reflexo da ciclicidade vivida em cada ser humano.

As mulheres na cultura pagã eram consideradas sagradas por terem superpoderes que os homens no corpo do homem não conseguiam compreender. Dentre eles está a capacidade de gerarem a vida, marcarem a ciclicidade com sua menstruação sincronicamente com as fases da Lua e acessarem uma energia orgástica tão intensa que se encontra como misteriosa até os dias de hoje.

Retomar essas celebrações é reassumir os valores dessa cultura de adoração a Deusa. É resgatar as origens de um tempo em que homens e mulheres viviam em harmonia servindo a Grande Mãe. É aceitar nossa essência cíclica, confiar em nossos poderes intuitivos, escutar nosso corpo e respeitar os princípios femininos de nascimento, maturação, envelhecimento e morte.

Você, que está lendo essas palavras, saiba que este é um chamado. Uma convocação a dar um grande passo nessa Era de Aquário. Um momento único para voltarmos a nutrir o Planeta Terra como organismo vivo e criarmos uma realidade próspera, abundante e segura para todes que aqui habitam.

Jay Ma, Salve a Grande Mãe.

SABBAT DE OSTARA

O equinócio de primavera é o momento do ano que dá início a estação da primavera e marca o dia em que a luz solar e a noite têm exatamente a mesma duração. Celebrados no Hemisfério Sul entre os dias 20 e 22 de setembro e no Hemisfério Norte entre 20 e 22 de março.

Este é um momento de equilíbrio entre as polaridades masculina e feminina. Quando o Deus Sol está como um jovem caçador se unindo a Deusa Lua como uma jovem donzela. Uma união dos opostos como algo sagrado. O frio do inverno com o calor do verão juntos na primavera.

Nos campos as pessoas preparam a terra para as plantações, abençoam as sementes que vão florescer. Um tempo para deixar os fardos e preocupações de lado e centrar energia no que precisa prosperar como criação de algo novo.

Nesse Sabbat se reverencia a Deusa Ostara ou também conhecida como Deusa Eostre, que significa a Deusa da Aurora, uma deidade anglo-saxã que representa a ressureição e o renascimento, associada a fertilidade dos grãos. Exatamente por isso que essa celebração é feita no amanhecer, quando a Deusa começa a ressurgir da escuridão do inverno e brilhar suas cores e formas divinas junto com o fogo do sol.

COMO CELEBRAREMOS ESSE SABBAT?

Os Sabbats são celebrações feitas no formato ritualístico. Isso quer dizer que todas as ações feitas externamente representam ações internas equivalentes, com o objetivo de criar transformações concretas na vida de cada um.

Celebraremos com muita arte, dança, música, flores, fogo e muita alegria para dar entrada a esse momento mágico de abundância.

Venha decorar o seu ovo para a Deusa Eostre, plantar suas sementes de prosperidade, consagrar a medicina do cacau, festejar em harmonia, abrir o coração e ritualizar esse novo ciclo de florescimento.

Uma oportunidade única de louvar as dádivas da Deusa e reiterar os princípios cíclicos e femininos que nos unem.

Compartilhe esse evento

Ingressos
bottom of page